quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Boicote o Ronald!



Hoje também é o Dia Mundial de Boicote ao McDonald's, a maior rede de restaurantes "fast-food" (termo em inglês associado a comida ruim e cara).


Há muitos motivos para boicotar o McDonald's, não só hoje como todos os dias, se não vejamos.


Vastas áreas de terra em países subdesenvolvidos (como o Brasil) são usadas para pastagens de gado ou para o cultivo de cereais (como na Amazônia) que irão alimentar animais. 145 milhões de toneladas de cereais, com as quais se alimenta o gado, produzem apenas 21 milhões de toneladas de carne e derivados. O McDonald's É a multinacional que mais usa carne em todo mundo. Para onde vai a carne do Mundo? 45% de toda a carne é consumida pelos 20% de pessoas mais ricos e apenas 5% pelos 20% mais pobres.


As/os trabalhadoras/es do McDonald's são muito mal pagos. Não são pagas horas extras. O interesse em fazer lucros altos e gastar pouco em salários (no capitalismo, isso se chama competitividade), faz com que não haja empregados suficientes, e os que há têm de trabalhar muito e mais rapidamente, o que muitas vezes provoca acidentes (principalmente queimaduras). A maioria dos empregados são pessoas que não têm muitas opções de emprego e por isso são forçadas a aceitar esta exploração.


O McDonald's promove suas refeições como sendo saudáveis, mas na realidade possui um teor de gordura demasiadamente alto, além do excesso de açúcar e sal, e baixa quantidade de fibra e vitaminas. Uma alimentação desse tipo aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e ouras doenças. A "comida" do McDonald's também contém muitos aditivos químicos, alguns dos quais são causadores de saúde precária e hiperatividade nas crianças. Não se esqueça também que a carne é a causa da maioria dos acidentes de intoxicação alimentar. Em 1991, o McDonald's foi responsável por uma série de intoxicações alimentares na Grã-Bretanha, nos quais as pessoas sofreram de graves problemas nos rins. O próprio McDonald's admitiu que suas carnes são 48 % pura água.


As florestas são destruídas num ritmo irracional por companhias multinacionais. O McDonald's admitiu usar carne criada em terras de ex- florestas úmidas (inclusive na Amazônia). É a multinacional que mais usa carne em todo mundo. O metano emitido pelo gado criado pela indústria da carne é um dos principais causadores do efeito estufa. Todos os anos, o McDonald's gasta milhares de toneladas de embalagens desnecessárias que acabam nas cestas de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente comentários respeitosos serão aceitos, incluindo críticas, sugestões, dúvidas, elogios, opiniões etc.