quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação: nada para come(r)morar



16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, há 63 anos foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (sigla em inglês, FAO). Adotada em 1.981, a data é celebrada(?) em mais de 150 países. Veja o verbete "Dia Mundial da Alimentação" na Wikipédia - a enciclopédia livre.

A FAO realiza todo ano uma campanha pela alimentação no Mundo, lembrando que mais de 923 milhões de pessoas estão desnutridas no planeta.

Para colocarmos os fatos no linguajar do discurso apocalíptico do Partido da Imprensa Golpista (PIG), comparando com a maior crise da história deste país, o "Caos Aéreo", vejamos a seguinte comparação:

"Imagine se o mundo fosse representado por um hipotético vôo (atrasado!) de avião com 1.000 passageiros, com 24h de duração, durante a virada do século.

Desses 1.000 passageiros 584 seriam asiáticos, 124 africanos, 95 europeus, 84 latino-americanos, 55 da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), 52 norte-americanos e 6 australianos e neozelandeses.

Na hora do café, haveria 25 passageiros com 3 bandejas, todos eles europeus e norte-americanos. 55 só teriam meio café e meio pãozinho. Para 20 não haveria absolutamente nada.

Na primeira hora de vôo, morreriam 10 e nasceriam 28, ao final do vôo seriam 1.432. Dos que morreriam durante as dez primeiras horas de vôo, 30 seriam por conta da fome e de cada 10 vítimas, 8 seriam por causas sociais.

Na hora do almoço, desnecessário dizer que a divisão de bandejas seria mais desigual ainda...

Quando interpelados, a tripulação de bordo diria que 5% dos recursos obtidos com a venda de passagens foram gastos com educação, 4% com saúde e 6% com armamentos(!!!).


Veja o mapa da fome:



Para se ter uma idéia da injustiça, para garantir a saúde e a nutrição de todas as pessoas do mundo, seriam necessários 13 bilhões de dólares ao ano. Só nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa são gastos 17 bilhões de dólares ao ano com alimentos para animais domésticos! Na Europa são gastos em média: US$50bi/ano com cigarros e US$105bi/ano com bebidas alcoólicas. No mundo, anualmente se despende 780 bilhões de dólares com gastos militares.²

¹ Adaptado da obra de Emir Sader, Século XX: uma biografia não-autorizada. Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.
² Idem.
(Clique aqui para ler o Blog do Emir)


Situação brasileira

Para uma análise minuciosa da situação brasileira, leia o especial da Agência Ibase, que traz como destaque o relatório da pesquisa "Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional das Famílias Beneficiadas", além de artigos e entrevistas. Imperdível!

Um comentário:

  1. Da hora o relojinho do Fórum. Vou ficar ligada nele, tenho planos de comparecer. beijos, Cacique, parabéns pela inicitiva do blog.

    ResponderExcluir

Somente comentários respeitosos serão aceitos, incluindo críticas, sugestões, dúvidas, elogios, opiniões etc.