sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Uribe não terá terceiro mandato



Da Adital - Por 75 votos contra e 40 a favor, Câmara rechaça projeto que permitiria terceiro mandato de Uribe

O Congresso colombiano rechaçou hoje (30) a emenda constitucional que continha a proposta de reeleição de Álvaro Uribe, que poderia chegar a seu terceiro mandato, por 75 votos contra e 40 a favor. Agora, os representantes da Câmara vão dividir se aprovam um projeto que busca realizar um referendo para que os colombianos opinem se querem outro período de Uribe.

O projeto da segunda reeleição foi apresentado por setores do uribismo que tentavam incorporar o Artigo 19 à reforma constitucional. Esse artigo abriria a porta para que Uribe voltasse a se apresentar nas eleições de 2014. No entanto, o partido de La U, de Uribe, considerou que o melhor seria excluir o tema da reeleição da reforma política que é discutida no Congresso e coloca-lo por outro caminho, por meio de um referendo.

Nesta semana, Uribe voltou a falar sobre a reeleição dando um sinal não implícito das razões pelas quais gostaria de dar continuidade a suas políticas. Disse que gostaria que o país fizesse esforços para prolongar no tempo a segurança democrática e a confiança dos investidores.

Em 2002, Uribe ganhou as eleições com 53% dos votos e, em 2006, voltou a vencer com 63%, após uma reforma constitucional aprovada pelo Congresso para permitir a reeleição.

Comentário:

Se fosse o Lula, o Partido da Imprensa golpista (PIG) já estaria exigindo até o impeachment...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente comentários respeitosos serão aceitos, incluindo críticas, sugestões, dúvidas, elogios, opiniões etc.